Projeto de inclusão de negros do MPT é destaque do ano de 2019 na publicidade
O projeto Conexão Negra foi apontado como um dos destaques do ano de 2019 pelo portal Meio & Mensagem, mais importante veículo do setor publicitário do país.
A ação do Ministério Público do Trabalho (MPT), em parceria com o Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e com a Cáritas do Brasil, promove a inclusão de jovens negros e negras no mercado de trabalho. Bahia e São Paulo são os dois estados onde a ação está mais avançada. Na Bahia, a iniciativa já está no seu terceiro módulo, que é voltado para o ramo do empreendedorismo, já tendo sido concluídas as etapas de publicidade e advocacia.
Em reportagem que destaca os fatos mais importantes do ano para a publicidade brasileira, o portal Meio & Mensagem aponta o pacto firmado por empresas do setor e seu engajamento no Conexão Negra como um dos destaques. As maiores agências baianas e paulistas assinaram pacto se comprometendo com práticas inclusivas que se estendem da oferta de oportunidades de capacitação e primeiro emprego até a gestão e o monitoramento da participação dos negros no setor. Tanto na capital paulista quanto na baiana, a assinatura do pacto pelas empresas e pelo MPT ocorreu em grandes eventos do setor e já têm gerado frutos concretos, com a adoção de práticas inclusivas.
A meta para as empresas que aderiram ao pacto é ter 30% das contratações de jovens em nível de estágio, analistas e assistentes e 20% das contratações de média e alta gerência compostas por negras e negros, com acompanhamento de dois anos do Ministério Público do Trabalho (MPT).
O projeto Conexão Negra consiste na aproximação entre o jovem profissional de etnia negra e as maiores empresas de determinados setores. Eles passam por um curso de capacitação em que também têm contato com profissionais consagrados e passam a compor um banco de talentos que podem ser aproveitados dentro das políticas inclusivas adotadas pelas empresas.
Mais de 80 jovens com formação em publicidade e propaganda ou em fase de formação participaram da qualificação do módulo de publicidade, que contou com palestras de publicitários consagrados no mercado e também puderam conhecer ações afirmativas e de inclusão que estão se transformando em contratos de trabalho. O segundo módulo concluído foi o de advocacia com 90 jovens capacitados.
O módulo empresarial iniciou sua primeira aula no dia 9 de dezembro na sede do MPT no Corredor da Vitória, onde empresas de grande porte foram convidadas e estão participando de discussões para definir de que forma poderão contribuir com a ação. As aulas ocorrem semanalmente na sede do Grupo Cultural Ilê Aiyê, no bairro da liberdade.
O projeto é coordenado pela procuradora do MPT Valdirene Assis. Agências como Africa, Artplan, BETC, DPZ&T, F/Nazca, FCB, Wunderman Thompson são algumas das parceiras da ação. Na Bahia, o pacto assinado no inínio deste mês inclui as agências Objectiva, Morya, Única, Ideia 3, Tuppi, Propeg, Engenhonovo, Rocha, Leiaute e SLA. Também são signatários o coletivo Publicitários Negros/BA, o sindicato das agências, o Sinapro-BA, e a Associação Baiana das Agências de Publicidade (Abap).
Além de oferecer conhecimento aos jovens beneficiados, o Conexão Negra busca ainda criar um ambiente propício para o acolhimento desse público nas empresas, estimulando ações inclusivas e aproximando os jovens doas pessoas que ocupam postos de comando nessas organizações.