MPT participa de ação para regular atendimento de crianças socialmente vulneráveis
Shopping centers de Salvador contam a partir de agora com um instrumento para capacitar a abordagem de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e para lidar com situações envolvendo a juventude dentro e nas proximidades desses estabelecimentos comerciais.
Uma cartilha elaborada por um grupo de trabalho formado por uma série de órgãos públicos e entidades com atuação voltada ao tema foi lançada esta semana e já está sendo distribuída e apresentada para os colaboradores dos centros de compras da capital baiana. O material já está disponível para colaboradores dos shoppings da Bahia, Salvador, Barra, Paralela e Salvador Norte, além da Rede Atakarejo.
“Essa é uma iniciativa importantíssima para esse tipo de estabelecimento comercial, que tende a atrair muitas situação envolvendo crianças e adolescentes e situação de vulnerabilidade e por isso mesmo queremos levar a ideia para outras cidades baianas e para outros estados brasileiros”, afirmou a procuradora Andréa Tannus Freitas, que coordena as ações de combate ao trabalho infantil do MPT na Bahia. Na cartilha, seguranças, administradores, vendedores e lojistas poderão conhecer de forma prática e rápida os procedimentos a serem adotados em cada tipo de situação envolvendo a juventude, desde abandono e mendicância até consumo de álcool e drogas e prática de ato infracional.
Com as orientações organizadas pela rede de proteção, as pessoas que trabalham nos shoppings passam a contar com um guia prático para conduzir as abordagens e realizar os encaminhamentos de cada situação para os órgãos responsáveis, de forma a permitir que a rede de proteção da infância e da juventude em Salvador possa agir. Além do MPT, a ação conta com a participação do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), que coordena o projeto, e de parceiros como o Ministério Público estadual, Defensoria Pública, Prefeitura de Salvador, Conselho Tutelar e Polícia Civil. A iniciativa também conta com o apoio do Atacadão Atakarejo e da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), que deverá levar a ideia para outros estados.